Excelência que vai além da sala de aula. Formação completa, com propósito e resultado.
Diferenciais
Projeto Socioemocional
Diante de um mundo cada vez mais complexo e desafiador, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna vital para a formação de nossas crianças e jovens. A educação socioemocional é um processo de aprendizagem que visa a aquisição de conhecimentos que vão para além do aspecto cognitivo.
Incentivar e desenvolver o lugar potente de cada aluno, por meio do reconhecimento de si, de suas emoções e valores, compreendendo as relações
que estabelece com os outros e com a sociedade é o foco do projeto. Deste
modo, os estudantes aprendem a traçar e alcançar objetivos positivos, agir de
forma autônoma, crítica, empática e ética, tomar decisões responsáveis,
conviver com as diferenças e, ainda, lidar com situações desafiadoras.
Acreditamos que o fortalecimento dos processos emocionais e sociais nos
espaços da escola compõem a formação de alunos de excelência e preparados para impactar positivamente a sociedade a qual pertencem.
Para tanto, utilizamos diversas metodologias e processos: contamos com equipe de psicólogos que promovem orientação individual e rodas de conversas, buscando acolher demandas emocionais que impactam nos processos de Aprendizagem, acolhemos e orientamos as famílias na formação integral de seus filhos. Realizamos, portanto, um movimento contínuo na formação de pessoas íntegras, realizadas e cidadãs.
“Educar a mente sem educar o coração não é educação.”
-Aristóteles
Cultura Acadêmica
A Cultura Olímpica não se restringe à participação em provas e incentivo aos processos classificatórios, muitas vezes reducionistas. Na verdade, configura-se num importante projeto que atua na construção de um ambiente que realmente valoriza e potencializa o interesse dos estudantes pelo conhecimento.
A partir do 6º ano nosso estudantes têm acesso gratuito à uma plataforma com aulas direcionadas, um ambiente totalmente gamificado, com relatórios mensais sobre editais de inscrição, dicas de provas e mentorias. Os estudantes também participam de podcasts e cerimônias que fortalecem a Cultura Olímpica. Além disso, há um grande incentivo para que os alunos participem de eventos acadêmicos e feiras de ciência em Universidades Federais, como: Ciência Viva, FEMIC e FEBRACE, oportunidades excepcionais para que estudantes apresentem seus projetos, conheçam outros jovens cientistas, tenham contato com profissionais universitários. O engajamento em eventos acadêmicos também tornou-se uma valor para nossos educadores, que cada vez mais estão protagonizando projetos inovadores e compartilhando suas experiências nesses eventos.
Ser uma escola olímpica trata-se de celebrar as conquistas e o desenvolvimento dos nossos estudantes, valorizando todo processo e reconhecendo que todos têm habilidades que podem ser aprimoradas diante do incentivo e ferramentas adequadas. Para além dos aspectos cognitivos, é notório o desenvolvimento da criativade, curiosidade e relações de pertencimento, além de habilidades sociomocionais, já que os estudantes transitam entre conquistas e frustrações, em processos individuais e também coletivos.
Dentre os benefícios da Cultura Olímpica no ambiente escolar destaca-se ainda a possibilidade de ingresso em excelentes Universidades Públicas sem que se tenha que passar pelos vestibulares, já que há vagas reservadas para alunos medalhistas. Destacamos aqui a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) , a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras.
Formação Continuada
A Formação continuada é um processo essencial para gerar reflexão qualificada sobre prática pedagógica, fortalecendo toda a equipe escolar nas concepções teórico/metodológicas da escola.
Nosso Programa de Formação Continuada atua em diferentes eixos. Destaca-se aqui os grupos de estudo, seminários de práticas partilhadas, rodas de conversa, saraus, palestras, jornadas culturais, entre outros. É necessário ressaltar que este Programa atende aos diversos atores da comunidade escolar, sendo que as ações de formação não se restringem aos professores, incluindo os demais colaboradores, as lideranças, e, eventualmente, também os pais, para a construção de uma comunicação educativa.
O fato é que a formação continuada possibilita momentos de troca, diálogo e reflexões entre os pares de modo contextualizado, ou seja, considerando a realidade do Gabarito, o que traz maior legitimidade para essas ações. São momentos de valorização do protagonismo do educar, construção de vínculos entre o grupo e fortalecimento do senso de pertencimento.
Cultura Esportiva
A cultura esportiva dentro do ambiente escolar estimula o desenvolvimento das qualidades físicas, habilidades motoras e cognitivas dos estudantes, bem como a formação do caráter e da personalidade. Tais aspectos são fundamentais na constituição de um cidadão íntegro, conhecedor de seus direitos e deveres. Sabemos que os desenvolvimentos motor e cognitivo são complementares e influenciam outras esferas da aprendizagem. A prática de esportes leva não apenas a uma vida mais saudável, mas também a um comportamento focado, disciplinado e colaborativo.
Portanto, o Gabarito estimula várias atividades e projetos esportivos, para além da aulas regulares de educação física. Destaca-se aqui a participação efetiva em campeonatos externos à escola, como o JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais, em que os nossos estudantes participam de competições com escolas públicas e privadas. Além do tão esperado campeonato interno, o INTERGABA, em que anualmente os estudantes se envolvem em diferentes modalidades esportivas e vão desenvolvendo habilidades socioemocionais ao lidar com conquistas e frustrações, vitórias e derrotas.
Os campeonatos esportivos possibilitam que os estudantes confrontem e avaliem suas habilidades, participem de atividades e desafios coletivos e vivenciem experiências emocionais significativas, como jogar para um grande público. Através do esporte, os alunos aprendem a lidar com desafios, superar obstáculos e trabalhar em equipe, habilidades transferíveis para outras áreas do conhecimento e da vida cotidiana.
Dessa forma, a cultura esportiva é um instrumento valioso para a educação integral, preparando os estudantes para serem cidadãos ativos e conscientes em uma sociedade plural. Além disso, a educação física pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão social, oferecendo oportunidades para que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, participem e se desenvolvam. A prática esportiva regular na escola também está associada a melhorias no desempenho acadêmico, pois estudantes fisicamente ativos tendem a ter maior concentração e disposição para os estudos.
Projetos de Autoria
O Colégio Gabarito acredita, desde sua inauguração, em 2003, em um projeto pedagógico plural, composto por diferentes atividades que, em seu cerne, são pensadas para alcançar o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas que perpassam as capacidades críticas e criativas de todos os discentes. Nessa perspectiva, diversos são os projetos que valorizam a autora dos nossos estudantes, entre eles destacamos o desenvolvimento de uma Revista Filosófica, a construção de uma Fanzine e a produção do Trabalho Científico Gabarito-TCG.
Dessa forma, estes três projetos desenvolvem nos estudantes habilidades como: criatividade, protagonismo e rigor pedagógico, em processos individuais e coletivos fortalecendo a formação integral dos sujeitos.
Revista Filosófica
A Revista Filosófica compõe o currículo dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Nesse momento, todos eles são levados, ao longo das aulas de Filosofia, a pensarem em temas interdisciplinares que dialogam com a matéria e, com isso, produzem textos e projetos gráficos que posteriormente são impressos e apresentados à comunidade escolar.
Com isso, ao final do ciclo do Ensino Fundamental, o aluno Gabarito aprende na prática a construir uma compreensão holística e interconectada com diversas áreas do conhecimento.
Fanzine
Na primeira série do Ensino Médio, todos os discentes, em comunhão com a disciplina de Redação, aprendem as potências discursivas dos diferentes gêneros textuais. Dessa forma, além de uma preparação sólida para os principais processos seletivos que exigem estes domínios, os alunos também entendem que é através da escrita que se cria um espaço de expressão pessoal e de identidade, uma vez que a Fanzine é um projeto completo e heterogêneo em que se deve criar inúmeros textos, com temáticas escolhidas pelos próprios alunos, já que Fanzine é a junção dos termos “fã” e “magazine”.
Com isso, desenvolvem o domínio técnico e aplicam-no em suas particularidades, o que favorece a ampliação de autonomia, do engajamento e da motivação de todos eles.
TCG – Trabalho Científico Gabarito
O Trabalho Científico Gabarito, TCG, também diluído na disciplina de Redação, propõe que o aluno da segunda série do Ensino Médio desenvolva um projeto de pesquisa, bem como a pesquisa em si ao longo de todo o ano.
Assim, para além da capacidade interdisciplinar desenvolvida no nono ano e do domínio técnico aprimorado na primeira série, o TCG reforça a importância da responsabilidade, do trabalho em equipe e do domínio teórico sobre diversos assuntos, já que, mais uma vez, o próprio aluno decide o tema sobre o qual gostaria de se debruçar.
Projetos Culturais
A BNCC apresenta as 10 competências gerais necessárias no desenvolvimento dos estudantes, dentre elas a competência 3 diz respeito ao repertório cultural. Cabe a escola “valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais.” Sendo assim, temos projetos que fomentam o contato e a vivência cultural, diversificando as linguagens e possibilitando a ampliação do repertório estético. É certo que arte dialoga com a emoção, sendo assim, contribui com a humanização nas relações e a construção de um olhar mais sensível e crítico sobre o mundo.
O Projeto Cultura e Cidadania, compõe nossa grade curricular desde o Infantil ao Ensino Médio, num processo de pesquisa e produção de conhecimento, para além dos aspectos culturais.
Projeto Cultura e Cidadania
O Gabashow se dá no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, valorizando alunos com talentos artísticos que tenham interesse de se apresentar nos eventos escolares que acontecem ao longo do ano.
Gabashow
Momentos Culturais
Gabafolia
Na véspera do Carnaval, todas as unidades do Gabarito entram no clima e divertem-se com marchinhas de Carnaval, fantasias criativas e muita alegria. Esse é o jeito Gabarito de começar cada ano letivo.
Esquenta Arraiá:
Um momento em que os estudantes vivenciam músicas do universo caipira rural e das raízes caipira, vestem-se com roupas típicas e, de um jeito lúdico, vão entrando no clima do Arraiá Solidário.
Festival Brasilidades:
Valorizando a cultura brasileira, nosso folclore, bem como as influências africanas e dos povos originários, o Festival tem por objetivo contribuir com a formação crítica e estética das crianças, por meio de uma apresentação artística que dialoga com o tema.
Halloween:
Oportunidade de trabalhar o idioma inglês de maneira lúdica, contextualizada e multicultural.
Trabalhos de Campo
No Gabarito os trabalhos de campo acontecem de modo sistemático e sempre relacionados aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula e\ou dialogando com projetos em andamento. Desde alunos do Infantil, com atividades no entorna da escola, até viagens mais estruturadas com alunos Fundamental II ao Médio, todos têm a oportunidade de participar dessas ações de aprofundamento do conhecimento. Portanto, de visitas aos museus e parques ecológicos locais, até visitas em grandes centros como São Paulo e Curitiba, fazem parte dos roteiros.
Os trabalhos de campo são atividades pedagógicas que desempenham um papel fundamental na formação integral dos educandos, desenvolvendo competências como: autonomia, socialização, integração, pertencimento, e, sobretudo,construindo conhecimentos significativos, que ficarão marcados em suas memórias como experiências enriquecedoras e transformadoras.
Vivenciar na prática o que é aprendido em sala de aula estimula o aprendizado por meio da observação direta, desperta a curiosidade e possibilita o trabalho em equipe, bem como, a interação com novos ambientes, vivências culturais, e, sobretudo, o interesse pelo conhecimento.